A Póstero-anterior de mandíbula, ou P.A. de Mandíbula, é muito utilizada por ortodontistas e cirurgiões, por mostrar diversas estruturas do rosto. Entre elas, estão os ramos mandibulares, a região da articulação temporomandibular (ATM), observar as linhas externas da mandíbula, começando a partir do côndilo direito e processo coronoide, ramo, ângulo e corpo através da parte anterior da mandíbula para a esquerda do corpo, ângulo, ramo, processo coronoide e côndilo..
A P.A. de Mandíbula é indicada por dentistas para as seguintes situações:
- Visualização da complexidade de fraturas e lesões;
- Localização de corpos estranhos, raízes residuais e dentes inclusos;
- Identificação de patologias e deformidades maxilo-faciais;
- Controle pós-operatório.
Para a realização da P.A. de Mandíbula, o paciente sempre deve retirar todos objetos metálicos, plástico e outros materiais e se posicionar de pé diante do aparelho que realizará a radiografia. Em seguida, ele deve repousar a testa e o nariz contra a superfície da mesa, colocando a linha órbito-meatal (LOM) perpendicular ao receptor de imagem digital.
O feixe de raios X também é posicionado perpendicularmente à película e, durante a realização do exame, o paciente deve prender a respiração, para que a imagem seja a mais precisa possível. Ao final, a radiografia de P.A. de Mandíbula mostra os ramos mandibulares e a porção lateral do corpo.
A Unimagem conta com equipamentos de alta tecnologia para a realização da radiografia P.A. de Mandíbula, para que o paciente obtenha imagens nítidas que facilitem a precisão do diagnóstico.