Também conhecida como radiografia carpal, a radiografia de mão e punho é utilizada para determinar a idade óssea, ao possibilitar a avaliação do grau de maturação dos ossos. Os resultados do exame auxiliam na determinação da curva de crescimento do paciente, que estima o estágio de desenvolvimento individual, além de ser um aliado no planejamento de tratamentos ortodônticos.
Na radiografia carpal, o paciente tem a mão esquerda exposta aos raios X. A radiação é mínima, sem riscos para o paciente. Outras regiões do corpo poderiam ser utilizadas para determinar a idade óssea, como os quadris, os pés, os joelhos, os cotovelos e os ombros, porém a mão é a parte mais indicada pela facilidade e agilidade de realização do exame.
Por meio da radiografia de mão e punho, é possível analisar o número, o formato e o espaço entre os ossos, o que auxilia a determinar a idade óssea do paciente. A diferença entre a idade cronológica e a óssea é considerada normal se não passar de dois anos. Esse número indica que a criança entrará na puberdade mais tarde e, portanto, apresentará o estirão puberal mais tarde também. Em casos que a diferença é maior do que dois anos, deve-se verificar se não há algum problema de saúde que esteja afetando o crescimento.
A Unimagem conta com equipamentos de alta tecnologia para a realização da radiografia de mão e punho, para que o paciente obtenha imagens nítidas que facilitem a precisão do diagnóstico.