A radiografia periapical possibilita o estudo detalhado de um ou mais dentes, ao mostrar a anatomia dentária e as estruturas que a circundam por meio de uma imagem bidimensional. Esta radiografia mostra com definição a coroa e a raiz do dente e o espaço articular, o osso alveolar e outras estruturas. Dessa forma é possível identificar dentes mal posicionados ou alterações anatômicas, além de descobrir o histórico de tratamentos dentários do paciente. Para que todos os dentes sejam visualizados, são necessárias 14 radiografias periapicais.
Dentre os usos da radiografia periapical estão:
- Avaliação de coroas, raízes e ossos alveolares;
- Diagnóstico de perdas ósseas, cáries, cálculos salivares, lesões císticas e neoplásicas;
- Identificação de corpos estranhos;
- Análise da qualidade óssea e trauma oclusal;
- Visualização de obturações, tratamentos endodônticos e implantes dentários.
A radiografia periapical é feita com a técnica de paralelismo, também conhecida como “cone longo”, ou com a técnica de bissetriz. Na primeira, o feixe de raios X incide perpendicularmente ao dente e ao filme, o que dará origem à radiografia. Dessa forma, a imagem praticamente não é distorcida, o que possibilita o estudo das estruturas dentais com mais precisão.
Já na técnica de bissetriz, também conhecida como “cone curto”, os raios incidem perpendicularmente ao plano bissetor entre o dente e o filme. Ambas as técnicas são realizadas com posicionadores, que deixam o paciente na posição ideal para a execução do exame. Os aparelhos de raios X podem ser calibrados para os dois procedimentos de radiografia periapical.
Na Unimagem você realiza sua radiografia periapical com segurança e conforto, além de obter resultados precisos que auxiliarão seu dentista a definir um diagnóstico.