- A radiografia Waters é utilizada para visualizar o interior dos seios da face, como os paranasais, etimoidais e maxilares, no sentido póstero-anterior. Ela permite a análise do terço médio da face, pois projeta a porção petrosa, região mais complexa do osso temporal, sobre a mandíbula. Por isso, esse tipo de radiografia também é conhecida como Projeção Anterior do Seio Maxilar.
- Entre as regiões da cabeça que a radiografia Waters possibilita identificar, estão o seio frontal, órbitas, fossas nasais, septo nasal, osso zigomático e rebordo infraorbitário. Outros seios que são visualizados nesse exame são os maxilares e o esfenoidal.
- A radiografia Waters é indicada para os seguintes casos:
- Análise de sinusites maxilares;
- Localização de corpos estranhos, fragmentos de raízes e dentes no interior do seio maxilar;
- Identificação de fraturas na região da maxila;
- Identificação de áreas patológicas.
Para a realização da radiografia Waters, o paciente se posiciona perpendicularmente ao plano horizontal, com o queixo encostado no sensor radiográfico e a ponta do nariz afastada 1,5cm a 4cm da superfície. Dessa forma, evita-se a sobreposição da porção petrosa do osso temporal sobre os seios maxilares. O feixe de raios X é direcionado perpendicularmente por trás da cabeça para gerar a imagem.
A Unimagem conta com equipamentos de alta tecnologia para a realização da radiografia Waters, para que o paciente obtenha imagens nítidas que facilitem a precisão do diagnóstico.